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Enviada em: 28/08/2017

Hodiernamente, existe uma grande divergência entre a obrigatoriedade de matérias relacionadas as artes na matriz curricular brasileira. Recentemente foi sancionado uma lei que inclui as artes visuais, a dançam a música e o teatro na grade da educação básica. Com isso, surge à problemática da deficiência do ensino de matérias integrantes as artes no ensino médio, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.    É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação prática estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, ainda existe uma lacuna no incentivo as artes na sociedade, como por exemplo a não obrigatoriedade do ensino das artes no ensino médio.    Outro fator que contribui para o descaso com as artes é a incultura da população,  Segundo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o cidadão no seu dia dia não cobra dos seus representantes melhorias na educação das artes na escola, isto se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que, uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende adotá-lo por conta da vivência em grupo.    Urge, destarte, superar as barreiras que interferem no ensino das disciplinas relacionadas as artes na educação brasileira - a Empresa Brasil de Comunicação tem papel imprescindível na exposição da dados informativos sobre as diferentes formas de artes, seja na TV Brasil, seja nas rádios Nacional e MEC. Promovendo assim na população um sentimento que para a produção das artes é necessário trabalho coletivo, ela também estimula o senso crítico devido a exposição a novas experiências, por exemplo, quando se tem contato com músicas feitas em um período em que o contexto de vida do artísta era outro.