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Enviada em: 12/03/2018

No limiar do século XXI, observa-se a importância do debate sobre a contribuição de artes visuais, dança, música e teatro como disciplinas obrigatórias no ambiente escolar brasileiro. Apesar de sua relevância no meio social para maior ampliação de conhecimento, há fatores – como a rejeição – que dificultam sua efetivação no meio social. Assim sendo, vê-se que é necessária uma análise sobre essa temática a fim de combater entraves existentes na sociedade hodierna.      Vale destacar, de início, que é de grande influência o estudo das artes em gerais no Brasil. A partir disso, vê-se que baseado nelas o ser humano pode expor o seu ponto de vista sobre o mundo, contribuindo, ainda, com o avanço em áreas cognitivas bastante relevantes para o futuro tanto individual quanto coletivo das pessoas que as praticam. Tal afirmação pode ser ratificada a partir do exemplo das pinturas rupestres feitas pelos Paleolíticos, na Pré-História, os quais expressavam sua opinião através da arte – no caso, desenhos. Dessa forma, vê-se o quanto é importante inserir a dança, música e teatro como disciplinas obrigatórias nas escolas brasileiras.      Porém, há fatores que prejudicam a prática das artes em questão nas escolas brasileiras. Com a inferiorização dessas disciplinas pelos alunos, torna-se complicada a inclusão delas, atualmente, no currículo escolar, dificultando o processo de aproximação à cultura nacional e de formação de sujeitos críticos-reflexivos, o que contribuiria para aprimorar a cidadania. Tal fato só seria mudado com a alteração do pensamento das pessoas. Pois, já afirmava William James: O ser humano pode alterar a sua vida mudando sua atitude mental. Desse modo, é notório que mudanças devem ser executadas para esse cenário vigente ser modificado.      Em suma, com o preconceito em relação à contribuição das artes visuais, música, dança e teatro como disciplinas no ambiente escolar, é necessário que haja um debate sobre tal assunto para haver uma alteração no ponto de vista das pessoas. Por isso, o Governo deve, junto com a integração das disciplinas, acrescentar palestras e debates sobre a colaboração de tais matérias no meio social, por meio de professores especializados nas áreas em questão e, também, de psicólogos, a fim de mudar o pensamento enraizado na sociedade para que uma mudança possa existir nos cidadãos do Brasil. A família, por sua vez, deve contribuir com a ação do Governo e incentivar seus filhos a praticarem tais meios. Com esses atos inicias, o país alcançará um avanço social.