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Enviada em: 13/03/2018

No processo de desenvolvimento cognitivo, para que o cérebro possa ser estimulado de forma mais ampla, é importante que se desperte devidamente o potencial de seus hemisférios. Sabendo-se que o mesmo possui um lado mais voltado à objetividade, como o raciocínio matemático, e outro mais voltado à expressão da subjetividade, como a produção artística, a obrigatoriedade das disciplinas voltadas à produção artística contribui para um melhor desenvolvimento das capacidades cerebrais. Contudo, apesar de obrigatórias, essas disciplinas não tem sido aplicadas em todo o território brasileiro, por falta de recursos financeiros e de profissionais devidamente capacitados.    O processo de aprendizado da arte exige não somente disponibilidade e dedicação, mas também investimentos estruturais, para a compra dos materiais necessários para a execução da mesma. Por esse motivo, muitas escolas brasileiras ainda não colocam em prática esse projeto de educação artística, por que falta recursos financeiros para esse fim. Montar uma sala bem estruturada para dança, um teatro, comprar os instrumentos musicais necessários para uma turma inteira utilizar, são processos muito caros. Analisando-se esse exemplo, frente ao atual contexto econômico brasileiro, em que falta até mesmo alimentação para os alunos em alguns lugares, vê-se o quão complicado é colocar em prática esse importante processo de aprendizado. Dessa forma, aumentar os investimentos na área da educação torna-se urgente.     Além disso, ainda há uma escassez de profissionais que possam instruir os alunos devidamente na aquisição do conhecimento artísticos. Nas pequenas cidades do interior do Brasil, é muito raro encontrar oficinas de teatro, por exemplo. Isso acontece porque a maioria dos centros de formação de atores estão localizados nas capitais, distantes dessas cidades, dificultando o acesso à esse tipo de informação, que contribuiria para um melhor desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Dessa maneira, ampliar o acesso à instrução das diversas formas de manifestação artística impulsionaria a difusão dessas importantes formas de construção cognitiva por todo o Brasil.      Diante da inevitável necessidade de acrescer investimentos para a educação artística, e para a formação dos profissionais que garantirão esse processo educacional, é imprescindível que o Governo Federal busque atender a demanda das escolas, enviando o material necessário conforme solicitado, e construindo espaços que viabilizem o aprendizado. Outrossim, O Ministério da Educação deve constituir equipes de professores, que possam atender aos lugares em que há escassez, proporcionando pequenos cursos de formação, em dança, pintura, música, poesia, e outras formas de arte. Agindo assim, garantir-se-á uma efetiva contribuição dessas disciplinas, e a sua obrigatoriedade será honrada