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Enviada em: 18/03/2018

Ao longo do processo de formação do homem moderno, a arte esteve  ligada ao desenvolvimento sociocultural e histórico das comunidades. Hoje, com o avanço das diversas tecnologias, matérias como a arte, a música e o teatro são cada vez mais desvalorizadas nas escolas brasileiras.Tais disciplinas são, entretanto, cruciais para o progresso profissional e social de uma nação, além de servirem como base para o reconhecimento da cultura nacional.        É indubitável que o estímulo às artes, em geral, é quase inexistente nas escolas brasileiras. Mesmo em colégios particulares renomados, a matriz curricular corresponde quase inteiramente ao ensino de disciplinas “tradicionais”, como a Matemática e a Língua Portuguesa. Por conseguinte, é irrefutável concluir que diversos talentos são desperdiçados no âmbito escolar.         A desvalorização das artes está imersa em um fato social, na qual os cidadãos, de maneira errônea, desmerecem algo que poderia se tornar seu futuro profissional. É fundamental reconhecer a importância da arte, da dança, da música e do teatro nas escolas como forma de valorização da identidade nacional. Com a grande globalização do século XXI, as culturas nacionais e suas diversas vertentes tornaram-se cada vez mais acessível para a população.       Para aperfeiçoar esse processo, a União deve, em parceria com os governos estaduais e municipais, oferecer aulas obrigatórias no contra turno em todas as escolas nacionais durante o ensino fundamental, sendo direcionadas aos ensinos das artes visuais, música, teatro e dança e atreladas aos diversos temas nacionais. Além disso, ONG’s educacionais, como a AVANTE Brasil, podem, em parceria com uma mobilização de professores de artes, criarem uma Olimpíada Brasileira de Artes, que seja subsidiada pelo MEC, e que possuam o mesmo valor dado a outras Olimpíadas Brasileiras. Desse modo, esse fato social será gradativamente minimizado no país.