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Enviada em: 19/03/2018

Artes criam apenas artistas?        Nomes milenares como, Platão e Aristóteles já em sua era haviam reconhecido a tamanha importância das artes em geral, tais como, música, poesia e pitura. Com o passar do tempo essas áreas do conhecimento foram deixadas de lado e desvalorizadas. Recentemente, em 2016, a presidente Dilma sancionou uma Lei que torna obrigatório o ensino dessas disciplinas que, contribuem substancialmente no desenvolvimento da criança e do adolescente tanto em aspectos emocionais, como também, cognitivos.             Autores geniais como, Daniel Goleman — um renomado psicólogo, PhD, indicado duas vezes ao prêmio pulitzer — em seu livro, Inteligência Emocional, mostra o quanto a gestão emocional é necessária para saúde mental e a criação do sucesso. Uma das formas possíveis de se desenvolver essa outra faceta da inteligência é por meio das artes, música e dança, uma vez que, estimulam a criatividade, reconhecimento de emoções, e por conseguinte, sua expressão. Essas disciplinas fazem com que o indivíduo aumente sua introspecção e autoconsciência, favorecendo assim, à maior capacidade cognitiva e equilíbrio mental.             Somado a isso, Mariano Sigman, em sua obra de 2017, A Vida Secreta da Mente, demonstra uma forma revolucionária como nossa mente funciona e de que forma pode-se aprimorá-la. Em uma de suas pesquisas o autor apresenta experimentos que revelam, com o auxílio de imagens computadorizadas do cérebro dos participantes, como que o simples fato de aprender um segundo idioma, independentemente da idade, modifica a anatomia do encéfalo, aumentando a densidade da substância branca — axônios — isto é, aumentam a capacidade cognitiva da pessoa. O mais impressionante, é o fato de o mesmo efeito ocorrer, em escala reduzida, com o desenvolvimento da habilidade artística e musical. Portanto, é notável a importância incluir na matriz escolar essas disciplinas que, infelizmente, são amplamente renegadas e tidas como "não tão importantes".           Logo, diante dos argumentos apresentados, fica claro que é necessário dar a devida importância a essas matérias na grade curricular das escolas. O governo federal, em parceria com o Ministério da Educação precisam traçar planos, não utópicos, de implementação dessas disciplinas no material escolar, somado a isso, investir em propagandas de conscientização, que demonstrem com estudos e pesquisas a importância desse conhecimento, para que assim, se possa extirpar o preconceito velado para com as artes, que é, muitas vezes fruto de desinformação.