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Enviada em: 24/08/2019

A utilização da energia cinética e potencial da água é feita pela humanidade há anos,pois já no século XIX as usinas hidráulicas,com pequenos portes,eram usadas pelos fazendeiros,por exemplo.Nesse viés,na contemporaneidade,a energia citada se tornou mais atraente no Brasil,principalmente por sua viabilidade econômica.Entretanto,a dependência dessa fonte energética,hoje no país,é preocupante;tanto por depender diretamente da água,quanto por refletir de forma negativa no meio ambiente.Desse modo,convém discorrer sobre o assunto.    A princípio,é importante ressaltar que os grupos turbinas-geradoras de energia elétrica possibilitam o transporte de energia a grandes distâncias,assim,o Brasil aproveita disso e do rendimento econômico propiciado pelas hidrelétricas e as priorizam.Dessa forma,caso haja um problema vinculado à crise hídrica,o fornecimento de energia é comprometido,o que afeta os afazeres cotidianos,quase sempre,dependentes da luz. Ademais,o problema se estende,quando observa-se no sertão nordestino uma escassez de água,a qual costuma ser refletida na migração,bem como em patologias nos indivíduos.Nessa perspectiva,se a nação possuísse outra fonte energética,uma transposição de água à região seria uma possibilidade de combate aos desdobramentos da seca nordestina.    Outra questão, é o impacto ambiental provocado pela falta de diversidade na geração de energia.Isso decorre do fato de que,embora as hidrelétricas sejam consideradas fontes renováveis,a construção de reservatórios afeta a fauna e flora locais,visto que muitas espécies ficam submersas,além disso,a paisagem é afetada em razão do desmatamento.Nesse contexto,vale citar o documentário '' Belo monte:Depois da inundação'', no qual é evidenciado um projeto de usina que deixou danos socioambientais e desestruturas nos meios de vida das comunidades locais do rio Xingu,no estado do Pará.Assim,torna-se precisa uma atitude efetiva das autoridades nacionais frente à situação.    Cabe,portanto, ao Ministério da Educação,órgão do Governo Federal responsável por zelar pela qualidade de ensino,incentivar,por meio da disponibilização de verbas às escolas municipais e estaduais,o desenvolvimento de pesquisas/estudos atrelados à possibilidade do Brasil usufruir de outras fontes energéticas.Desse modo,com o propósito de reduzir a dependência das hidrelétricas e ,assim,minimizar os impactos causados pela crise hídrica a elas e ,consequentemente,à população poderá se alcançar bons resultados.Além disso,é viável que as Escolas,influentes na construção de indivíduos como cidadãos,juntamente com professores de geografia,exponham aos alunos a necessidade de diversificação nas fontes energéticas no país. Isso tem como objetivo fazer com que os jovens cobrem das autoridades brasileiras a reversão da realidade discutida.