A crise hídrica brasileira e seus impactos na geração de energia

Envie sua redação para correção
    Relativo a crise dos últimos anos foi possível perceber que os cidadãos brasileiros foram abalados, pois esses foram obrigados a diminuir consideravelmente o consumo tanto de água quanto de energia. A escolha parcialmente errônea do meio de produção de energia no Brasil em consonância com o mal uso da água pelos brasileiros põe em risco o futuro das gerações. 
      A produção de energia e o abastecimento de água no Brasil são elementos que possuem grande conexão, sem energia não tem água sem água não tem energia. Com o início da crise foi possível perceber que a escolha por energia vinda de hidrelétricas não foi boa, pois ela depende somente das águas vindas das chuvas para abastecer as barragens e os rios, além disso, das energias renováveis a hidrelétrica é a que mais causa danos ao meio ambiente, como alagamentos das regiões mais próximas e o deslocamento de diversas famílias das proximidades.
      Somado a isso, podemos dizer que diariamente centenas de litros de água são desperdiçados pelos brasileiros, esses que não possuem orientação ou se possuem não dão importância ao assunto, sendo este de tamanha gravidade para o futuro da nação. A água é classificada como renovável por conta da chuva, porem, atualmente, o risco do planeta ficar sem abastecimento de água é alto, pois poucos porcentos desta são para uso humano e com essa utilização descontrolada, anualmente o problema se agrava demasiadamente.
         A água, portanto, deve ser preservada não somente no Brasil, mas em todos os países. O governo deve repensar na mudança do padrão de abastecimento de energia e água do Brasil, as regiões poderiam ser sortidas por outros tipos de energias renováveis de acordo com suas características climáticas. Ademais, devem ser criados anúncios para os meios de comunicação com intuito de conscientização da população em relação ao cuidado com a água. Por fim, as escolas devem promover palestras sobre o assunto para a orientação dos alunos de todas as idades.