Envie sua redação para correção
    Respeito em primeiro lugar
          O Brasil passa por um momento grave de crise política, e como o assunto é destaque na mídia e nas conversas do dia a dia, a população se sente impelida a compartilhar seus posicionamentos. Há uma variedade de opiniões, e com as redes sociais e a internet, é muito fácil expressá-las sem o devido respeito. Por conta disso, as divergências políticas podem causar desentendimentos, que, quando não resolvidos, prejudicam as relações sociais.
          Cada fato político é analisado por diversos pontos de vista, e diversos comentários são publicados. E, muitas vezes, alguns desses comentários são fortemente criticados pelo posicionamento político que defendem, independente de seu conteúdo, e da validade de seus argumentos. Essa intolerância e ignorância representam a falta de vontade de se informar sobre o assunto, e a procura discussões irracionais, onde não há qualquer limite para o que se é dito. Atitudes como essa, embora frequentes, não deveriam ser toleradas.
          Há casos, em que as diferentes opiniões, pelo jeito em que são demonstradas, destroem amizades e relacionamentos: amigos se bloqueiam, parentes deixam de conversar e casais se separam. No entanto, uma conversa poderia resolver a situação, um debate, realizado com tranquilidade e disposição para ouvir, esclareceria o modo de pensar de ambos os lados. Permitindo, assim, a continuação de uma relação saudável, fundamentada no diálogo.
          Para que as divergências políticas não sejam sempre motivo de afastamento, deve-se ter respeito, respeito ao outro e à sua opinião, no momento em que se fala e no modo como se fala. É necessário ter em mente que não é possível se cercar apenas de pessoas que pensam da mesma maneira. A mídia também deve ajudar, procurando sempre apresentar informações completas e claras, para que todos tenham a capacidade de formar seus próprios argumentos, conseguindo defendê-los e aprimorá-los.