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Enviada em: 02/06/2019

A miscigenação proporcionada no Brasil Colônia, deu origem á uma nação brasileira pluralmente cultural. Apesar disso, o acesso à essa riqueza de conhecimento encontra-se dificultado, sobretudo, por três diferentes fatores relacionados à desigualdade social brasileira: a má distribuição de renda e atividades culturais, assim como uma educação pública precária.       Com base em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 41% das atividades culturais brasileiras se concentram em regiões metropolitanas. Em virtude disso, habitantes do interior brasileiro tendem a enfrentar dificuldade no contato com as mesmas. Tal fato, está ainda, intimamente relacionado a má distribuição de renda no país. Espaços mais fastados da metrópole tendem a concentrar um número maior de pessoas das classes C, D e E, as quais, por ventura, são propensas a não possuir condições financeiras de ofertar simples atividades culturais como cinema, teatro e/ou festivais.       Não obstante, a má qualidade do ensino público contribui para a divergência de oportunidades das diferentes classes econômicas na busca e acesso ao conhecimento cultural. De um lado há a população metropolitana, maioria provida de ensino privado e com maior incentivo na busca pela informação, e de outro, cidadãos destituídos de uma educação de qualidade, muitas vezes distantes do alcance ao saber cultural.        Destarte, em referência a Confúcio, o qual diz que "A cultura está acima da diferença da condição social", medidas governamentais devem intervir na problemática de difícil acesso à esse tipo de informação por cidadãos mais vulneráveis socialmente. Portanto, fica a cargo do Ministério da Cultura a melhor distribuição de atividades culturais pelo Brasil, de modo que atendam também regiões do interior do país. Para tal, é necessário investir em políticas públicas que possibilitem o fácil acesso das diferentes classes econômicas em atividades culturais. Essas, podem ser executadas através de descontos em ingressos, ou, ainda, sua promoção gratuita para indivíduos de baixa renda em cinemas e teatros, por exemplo. Além disso, o Ministério da Educação deve introduzir em escolas públicas, palestras sobre a pluralidade cultural do país, base de sua importante construção social. Tais palestras, ministradas por educadores e especialistas na área, podem servir como mais uma ferramenta na busca pela democratização de acesso à cultura no país.