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Enviada em: 25/05/2019

Na década de 70 a canção “Não deixe o samba morrer”, interpretada por Alcione, ganhou as paradas de sucesso. Composta por Edson Conceição e Aloísio Silva em 1975, a música demonstra a importância da cultura na formação da identidade de um povo. Defendida pela UNESCO como uma importante aliada para o desenvolvimento sustentável local, a cultura conduz o ser humano à uma reflexão, que gera a compreensão dos valores e a busca por ressignificações. A despeito das políticas públicas como a criação do Ministério da Cultura em 1985, o cenário brasileiro atual ostenta uma grande desigualdade cultural.        Em uma primeira instância observa-se a inscrição do Brasil em um contexto de “apartheid cultural”, que se caracteriza pela ausência de museus e teatros nas regiões periféricas. Nesse sentido, a falta de integração e acessibilidade contribuem para o agravamento do problema já que impossibilitam o acesso de grande parte da população à cultura. O não incremento de subsídios nos pequenos municípios eleva o preço dos produtos relativos à cultura, artes e conhecimentos nessas regiões e restringe as ferramentas culturais aos grandes centros urbanos. Assim, o processo do apartheid cultural caracteriza-se pela gênese de uma segregação pautada em fatores econômicos.       Outrossim, com o advento da Revolução Industrial, a arte se constituiu como um produto de consumo que possuía, portanto, preço, mercado e consumidores específicos. Consoante ao pensamento elaborado pelo filósofo Theodor Adorno, a mercantilização da cultura favorece uma distinção entre as culturas erudita e popular. Assim, tem-se a busca pela incorporação de uma cultura pautada nos valores capitalistas, o que contribui para para a desvalorização de produções artísticas regionais já que estas não geram lucro.        Desta forma, torna-se imprescindível a adoção de políticas mediadoras a fim de contornar essa realidade. É imprescindível, portanto, que os Ministérios da Cultura e da Ciência e Tecnologia criem uma plataforma digital com acervos cultura das diversas regiões brasileiras para que os cidadãos tenham acesso à diversidade cultural existente no país. Ademais, com o intuito de garantir um acesso mais efetivo à cultura, torna-se necessário a ampliação de programas já existentes como, por exemplo, o vale-cultura; a medida pode ser realizada mediante o enfoque do acesso à cultura como fator essencial na formação da cidadania. Somado a isto, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com as escolas, viabilizar a integração cultural brasileira no cenário escolar por meio de palestras, seminários, projetos culturais e viagens em regiões históricas para que a cultura brasileira seja preservada e disseminada para todos.