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Enviada em: 11/08/2019

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos.No entanto, apesar de prevista na constituição e fundamental para formação do ser,a desigualdade no acesso à cultura no Brasil é marcante,virtude principalmente, da falha de políticas públicas.   Primeiramente,vale ressaltar que se trata de um dilema de base histórica. Nesse viés a frase do pensador George Satayana,a sociedade e dependente das críticas as suas próprias tradições,remete a tal situação. Nesse sentido,análogo a época do reinado de D.Pedro na qual o primeiros teatros e museus do Brasil foram construídos,o acesso à estes lugares é, ainda hoje, elitizado sobretudo,em virtude do alto preço.Não só isso,bem como a localização polarizada na região centro sul do país tornam o acesso aos demais brasileiros dificultada ou até mesmo impossibilitada,por conta da má distribuição dos centros culturais.   Ademais,alicerçada a uma cultura preconceituosa, a falta de incentivo governamental à valorização da cultura nacional tem grande impacto no atual cenário brasileiro.Nesse sentido, associada a um contexto em que o número de usuários das mídias sociais é crescente, segundo o IBGE esse número ultrapassou os 100 milhões em 2015,o impulso da indústria midiática coloca em risco a cultura e a identidade nacional.Sob essa óptica,apesar de a internet ser um instrumento grande difusão de informações,a falta de uma bagagem cultural se torna uma barreira para usufruir do universo cultural e artístico.Algo muito negativo pois coloca em risco a diversidade étnico cultural bem como a identidade nacional.   Em suma,cabe ao ministério da cultura,juntamente as instituições de ensino,por meio de palestras e  trabalho em sala de aula,nas disciplinas de artes e história,promover o valorização da cultura nacional objetivando,por meio do conhecimento,despertar o interesse desde a mais tenra idade.