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Enviada em: 15/07/2019

Cultura universal: conceito a ser alcançado    Alexandre foi um grande conquistador macedônico na antiguidade grega. Diferentes de outros conquistadores e líderes de sua época, ele dava importância a manutenção cultural dos povos conquistados e chegou a fundar fundar a Biblioteca de Alexandria, unindo todas as culturas de seus conquistados. O acesso às diversas formas de cultura tem sua importância reconhecida, porém, ainda está limitado a uma minoria da população brasileira, que apesar de ser dona de uma diversa cultura, não conhece muito sobre.      Em primeiro plano, a limitação do acesso aos diversos meios propagadores culturais pode ser associada à disparidade econômica entre as camadas sociais brasileiras. Enquanto 50% do capital circulante referente a renda está sobre o domínio de 10% do povo, os outros 50% estão divididos, desigualmente, entre 90% dos brasileiros. A cultura, no Brasil, historicamente tem baixo consumo, o que levou-a ser vista como mercadoria, um luxo que a parcela com poucos recursos financeiros não possui condições de usufruir.      Em segundo plano, o modo o qual as mídias culturais, e,  teoricamente universais são manejadas dificulta a difusão cultural. A transmissão de cultura popular nas mídias que atingem a maioria da população, como a internet, é recorrente e passou a ser um dos únicos tipo de cultura que algumas pessoas, principalmente jovens, preferem consumir. A internet pode ser vista como a Biblioteca de Alexandria do século XXI, uma biblioteca universal que une todos os tipos de cultura, porém, divergindo da comparação, apenas uma parte do seu conteúdo é consumido.      A disparidade econômica e a falta de informação sobre o manejo das ferramentas virtuais como meio de consumo cultural são, portanto, os principais fatores que caracterizam a acesso cultural limitado. Visando amenizar a limitação o ministério da educação deve implementar como matéria obrigatória, em escolas públicas e particulares, a informática voltada para o acesso cultural. Por sua vez, empresas privadas devem aderir a programas populares já existentes que fornecem recursos para o acessa de diversos meios culturais aos seus funcionários.