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Enviada em: 19/07/2019

Segundo um dos maiores antropólogos culturais da América Latina, Nestor García Canclini, a democracia cultural é, sobretudo um projeto de movimentos e grupos alternativos. Nesse viés, no Brasil, há um constante embate sobre socializar a ideologia democrática que antes ficava restrita às elites e a classe média, entre as classes populares, assim como também a ineficiência do Estado em promover políticas públicas em prol da diversidade cultural.    Nesse sentido, o conjunto de manifestações artísticas e não artísticas, constituem no reconhecimento da sociedade e auxilia na formação de uma compreensão crítica, vista que, o Brasil é um país diversificado com culturas e costumes variados. Por conseguinte, a consolidação de espaços culturais tradicionais (museus, teatros e musicais) são favorecidas a elite e classe média, pois os mesmos têm mais acessos aos meios de comunicações ocasionando uma distribuição desigual . Por outro lado, houve a fundação de uma rede de televisão pública, sem fins lucrativos a fim de proporcionar entretenimentos educativos, tanto para às classes sociais médias e populares, conhecida com "Rede Cultura", tornando-se uma rede de televisão sem restrições ou exclusões dos indivíduos propiciando a pluralidade cultural para todo o Brasil.   Concomitantemente, de acordo com a Constituição Federal ( Art. 215), o Estado tem que garantir a todos o direito ao acesso de fontes culturais nacionais. Dessa maneira, a um descaso na execuções de projetos públicos com participações populares, uma vez que uma parcela da população conforme o IPHAN, 72,2%  dos municípios brasileiros não apresentam nenhum tipo de exibição artística. Em virtude disso, a criação de instituições diversificadas que buscam formas de familiarizar-se com outros povos sobre a produção cultural vem crescendo no Brasil, eles são denominados "Pontos de Cultura" que disponibiliza sessões de cinema, empréstimos de livros, promovendo conversas literárias, projetos de dança, são uma das soluções encontradas por muitos brasileiros dispostos a democratizar a cultura.   Portanto, o sistema escolar, embora, não seja o único determinante é a ferramenta mais acessível da construção cultural. Para tanto, o Ministério da Cultura e Cidadania, por meio de verbas garanta gratuitamente atrações instrutivas como, por exemplo, exibições de filmes em praças públicas, idas aos museus, sendo que o uso do espaço não seja de caráter lucrativo. Ademais, a criação e o aprimoramento vinculado á Secretaria da Diversidade Cultural, com a ampliação e o reconhecimento dos "Pontos de Cultura", afim de que todos tenham acesso a cultura, fortalecendo a criatividade em todas as regiões do país, para assim, assegurar a população brasileira o acesso aos meios alternativos.