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Enviada em: 30/07/2019

O movimento antropofágico surgiu no Brasil com o intuito de fragmentar as influências estrangeiras para então conseguir produzir uma cultura brasileira genuína, como forma de construir uma identidade nacional. No entanto, apesar do papel crucial da cultura para o entendimento do local onde se vive,  o que se observa atualmente é um infeliz cenário em que o acesso a cultura é impedido pela falta de reconhecimento que esta recebe.     Em primeira análise, é válido destacar a desvalorização da produção cultural nacional. Segundo o dramaturgo Nelson Rodriguês, o brasileiro sofre de "Complexo de vira-lata", termo que faz referência ao comportamento da população de valorizar muito mais o que é estrangeiro. Tal cenário teve inicio com a colonização etnocêntrica sofrida pelo país, em que os português impuseram seus valores como superiores e as tradições locais sofreram marginalização. Neste contexto, as produções brasileiras acabam por serem menosprezadas. Desta forma, entende-se que a falta de incentivos ao consumo da cultura nacional acarreta em uma perda de identidade do povo brasileiro, que acaba por não conhecer sua própria história.     Ademais, o descaso do governo com a cultura faz com que as tradições do país permaneçam desconhecidas.  A esse respeito, é possível citar o incêndio ao Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018, que ocorreu devido a falta de recursos financeiros para a manutenção do local. Neste sentido, ao notar o desinteresse da população acerca dos patrimônios do país, o Estado diminui a verba, o que pode levar a diminuição de tais lugares e, por consequência, privar a o acesso das pessoas a esses.  Portanto, cria-se um ciclo, que só poderá ser quebrado quando as pessoas foram ensinadas a valorizar a cultura existente.     Logo, é imprescindível medidas que atenuem tal problemática. Em suma, para que o acesso a cultura seja garantido e, consequentemente valorizada, urge que Ministério da Educação, em parceria ao Ministério da Cultura, criem um projeto intitulado "O que faz do brasil, Brasil?". Nesse projeto, será obrigatório que a cada trimestre, os alunos visitem um lugar vinculado a cultural ou história nacional, como exposições artísticas e museus, e, posteriormente, promovam discussões em sala de aula acerca da importância que tais lugares para compreensão de sua história. Assim, será possível concretizar aquilo que o movimento antropofágico iniciou há décadas atrás.