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Enviada em: 15/08/2019

A atual Constituição diz que, o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Entretanto, a realidade está contra essa garantia, pois, são inúmeras as dificuldades para a democratização do acesso à cultura no Brasil, como a desigualdade social e  o desconhecimento quanto aos costumes.   Segundo o sociólogo e filósofo Pierre Bourdieu, a estrutura social é hierarquizada de poder e privilégio. Nesse contexto, a desigualdade social faz com que a classe econômica alta usufruam do privilégio da cultura por ter dinheiro para entrada nas exposições culturais e também por possuírem poder na centralização do centro-sul do país, onde fica localizada os maiores equipamentos culturais. Sendo assim, as camadas sociais pobres, ficam sem a popularização do alcance desse conhecimento que o Governo afirma ser para todos.    Adicionalmente, Bourdieu argumenta que a família e a escola seriam responsáveis pelas competências e gostos culturais. Nesse  viés, na contemporaneidade é visível o desconhecimento e o preconceito da sociedade quanto as diversas formas culturais, revelando assim que o grupo familiar e a instituição de ensino não estão cumprindo seu papel de compartilhamento dos costumes. Por isso, a nação brasileira corre sério risco de perder sua identidade, porque, a cultura é que faz a personalidade de um país.     Devido a necessidade de coletivizar o ingresso à cultura brasileira, é preciso reverter esse quadro alarmante, e o Ministério de Educação e Cultura (MEC), deve acrescentar aulas na carga horária dos estudantes no ensino fundamental e médio, para ensinar sobre a riqueza da cultura no Brasil, por meio  da participação de historiadores, com o apoio da família ajudando a complementar tal assunto em casa. Dessa forma, o Brasil não deixará seus costumes se perderem e conseguirá reverter tal situação, além de despertar motivações na população para buscarem seus direitos.