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Enviada em: 25/08/2019

Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância,além dos mesmos direitos e deveres. Contudo, percebe-se, que no Brasil, a população mais pobre compõe um grupo altamente desfavorecido no tocante ao acesso à cultura. Nesse contexto, é crucial analisarmos tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos educacionais e econômicos.     Convém ressaltar, a princípio que, o falho sistema de ensino-no que diz respeito ao incentivo cultural- contribui para a ocorrência do problema. Isso se confirma com a permanência de um sistema de ensino tradicionalista, que exclui as as diversas maneiras de aprendizado por meio da erudição brasileira, como exemplo por meio da música, filmes, teatro, bem como em museus, desse modo, contribui para que esse intersere pela cultura torne-se mais restrito, uma vez que a escola não promove esse incentivo. Assim sendo, sem esse conhecimento, os cidadãos crescem cada vez mais sem o acesso aos meios culturais.    Outrossim, sob a perspectiva do pensador John Locke, todo ser humeno nasce com direitos inalienáveis, como ter uma boa qualidade de vida, o que insere o ingresso aos meios de erudição e o Estado tem o dever de assegura-lós, entretanto, é notável que o poder público não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, pois não proporciona aos brasileiros de classe baixa acesso à recursos de erudição o que caracteriza um desrespeito descomunal a esse público. À vista disso, muitas pessoas não têm oportunidades de conhecer elementos culturais,em razão de esses apresentarem altos valores, consequentemente, os mais pobres não possem condições financeiras para adquirir esses meios.       Destarte, para que a máxima de São Tomas seja alcançada no país, é mister que o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais integre à grade curricular o ensino  com incentivo a cultura, essa disciplina deve ser ministrada por docentes capacitados pelo Estado. Essa matéria pode focar no aprendizado mediante  em aulas em  museus que passe o conhecimento para o estudando sobre o contexto desses, além de incentivar os alunos a visitarem mais esses lugares para conhecer mais sobre a erudição nacional . Ademais, é crucial que os professores também trabalhem o aprendizado, por intermédio da música, livros, filmes literários, dessa modo, contribui pra que os jovens aprendam e se interessassem  mais pela cultura. É imprescindível ainda que, o governo crie um projeto que para que,  todos os indivíduos mais pobres possam pagar a metade do valore em entradas de locais culturais, assim sendo, garantindo a democratização a esses meios.