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Enviada em: 07/07/2018

Alguns Historiadores acreditam que o grande biólogo Charles Darwin veio a óbito em decorrência de uma doença contraída em sua visita ao Brasil - o que poderia ser um marco da antipatia do país com o meio científico. No entanto, alguns anos depois, Carlos Chagas, o maior cientista brasileiro, consagrou-se descobridor da cura para a mesma doença que vitimara Darwin - evidenciando que o Brasil é sim um lugar para se fazer ciência, embora alguns obstáculos ainda precisem ser superados. Nesse âmbito, dois aspectos são preponderantes: a mentalidade popular e a carência do sistema educacional.    Diante desse cenário, o apego ao mito e às explicações religiosas são barreiras para o desenvolvimento da ciência. Isso foi comprovado pela Revolução Científica, quando os europeus admitiram não ter todas as respostas e, por conseguinte, passaram a procurá-las. Esse comportamento fez com que Newton e Descartes desenvolvessem suas explicações sobre a natureza. Hodiernamente, no entanto, a religião cria a ideia de que já temos todas as respostas e contribui para a desvalorização generalizada da pesquisa científica.         Ademais, é indubitável que uma mínima infraestrutura é necessária para o desenvolvimento científico. Por isso os Estados Unidos, que investem muito em laboratórios e centros de pesquisa, formam tantos grandes cientistas. Mas no Brasil, as pessoas aprendem desde pequenas a desvalorizar a ciência: quando estudam em escolas sem laboratórios ou bibliotecas e, mais velhos, quando percebem a quase inexistência de vagas de emprego para pesquisadores.         Portanto, percebe-se que alguma mudança é necessária para valorizar o cientista. É preciso que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais nas escolas. Tais projetos devem contar com ampla divulgação midiática e devem ter o intuito de promover a curiosidade pela ciência na cabeça das crianças. Isso pode ser feito por meio de dinâmicas, jogos ou trabalhos propostos pelos educadores. que promoverão a reflexão sobre a importância da ciência. Concomitantemente, é necessário um maior investimento em educação, que deve ser implementado pelo Estado objetivando a criação de laboratórios nas escolas, que permitirão a realização de pequenos experimentos pelos alunos. Assim, certamente, o Brasil valorizará plenamente a ciência e o cientista.