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Enviada em: 02/08/2018

Revolução Verde. Invenção da vacina. Desenvolvimento do computador. Na história da humanidade, a ciência sempre foi responsável por promover grandes avanços e melhorias na vida do ser humano. Todavia, no Brasil é observado um cenário de desvalorização da ciência com baixos do Governo nessa área e falta de interesse de boa parte da população. Nesse âmbito, o Brasil permanece sendo um país atrasado industrialmente e dependente da importação tecnológica de outros países e questões governamentais e sociais dificultam a resolução da problemática..               A priori, é indubitável que o problema da desvalorização da ciência está intrinsecamente ligado ao baixo investimento nas instituições científicas do país. Já era dito por Joseph Krutch, escritor norte-americano, que "a tecnologia tornou possível a existência de grandes populações. Grandes populações agora tornam a tecnologia indispensável." No contexto mundial, as maiores potências investem na tecnologia e na ciência, que gera maiores produtos tecnológicos e consequentemente arrecada mais dinheiro. Entretanto, o Brasil permanece distante desse ciclo, já que constantemente opta por importar tecnologia de outros países, no lugar de fabricar a sua própria.             A posteriori, é necessário elucidar a falta de interesse da população pela ciência. O ensino tradicional das escolas permanece ensinando ciência de uma forma que o único interesse do aluno consiste em ser aprovado nas provas estabelecidas pela instituição. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o número de pesquisadores no Brasil é de 1,33 a cada 1000 habitantes. Sob tal ótica, é perceptível que falta interesse da população em ingressar no mercado da ciência, seja pelo baixo investimento, seja pela falta de conhecimento sobre a área. Além disso, a maioria das pessoas de baixa renda, ainda que possuam interesse, não conseguem ter acesso à ciência por motivos financeiros.                                 Infere-se, portanto, que o problema da desvalorização da ciência está conectado a raízes sociais e governamentais. Destarte, é dever do Poder Legislativo a elaboração de uma lei que destine maior verba para as instituições científicas e a criação, por meio de parcerias com ONGs, a criação de projetos de ciência em comunidades carentes, a fim de motivar a valorização do profissional cientista e promover o acesso a esse direito de educação as pessoas de baixa renda. Ademais, cabe também à escola a instituição de disciplinas que visem demonstrar como aplicar a ciência no dia a dia, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos. Somente assim, o Brasil tornar-se-á um país que avança industrialmente com a valorização da ciência.