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Enviada em: 10/08/2018

A partir do momento em que os filósofos gregos abandonaram os mitos e desenvolvem métodos científicos para explicarem à realidade ao seu redor, eles conseguiram compreender a mecânica e os mistérios da natureza.Atualmente, a problemática da desvalorização do ensino científico brasileiro prejudica o ensino básico e retira o estímulo de ingresso no campo científico de milhares de alunos.Desse modo, com os cortes excessivos no campo científico ao decorrer dos anos, as gerações futuras utilizaram novamente de mitos para explicarem à realidade em que se encontrarão.       Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações, devido aos cortes do governo em seu orçamento no ano de 2017, as instituições de pesquisa contaram apenas com 20% do necessário para fechar as contas do ano.A ausência de investimentos na área tecnológica prejudicam a manutenção e criação de laboratórios científicos e o corte de bolsas de pesquisa e desenvolvimento, fatores que afetam o ensino de milhares de alunos e dificultam o avanço do país no campo científico e tecnológico.        É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais no campo científico e em bolsas de pesquisas, medidas que tornariam o ambiente educandário mais produtivo e eficiente, e devido à falta de administração e fiscalização pública, isso não é firmado.       É evidente, portanto, que há entraves para garantir o desenvolvimento do campo científico no país. Para que isso ocorra, o Sistema Judiciário deve cumprir com as leis e afastar funcionários políticos e administrativos que tenham a 'ficha suja' de seus cargos definitivamente, a fim de garantir que o dinheiro direcionado à educação não sofra desvios. Além disso, é necessário uma parceria entre a Receita Federal e empresas industriais tecnológicas, no qual através da redução de impostos, essas empresas forneçam equipamentos laboratoriais à institutos de pesquisa e escolas públicas, objetivando o desenvolvimento de laboratórios técnicos e o estímulo dos alunos pela ciência.