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Enviada em: 04/09/2018

Durante o processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, a ciência vem atingindo avanços significativos, no que tange sua importância para com o desenvolvimento tecnológico do país, e na conquista de maior soberania nacional, onde foi, D. Pedro II, um dos grandes valorizadores do conhecimento no Brasil. É preciso reconhecer, porém, a existência de desafios intrínsecos nesse cenário, que impossibilita uma efetiva democratização do saber científico.  Primeiramente, é importante destacar, que a desvalorização científica é causada por um projeto de descaso governamental. Sobre essa ótica, ganha particular relevância, a extinção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o incêndio ocorrido no Museu Nacional no Rio de Janeiro, propiciado pela falta de investimento, que deveria manter o ambiente aberto. Sendo assim, observa-se uma perda irreparável da identidade cultural, histórica e educacional, já que o mesmo era um local de pesquisas e estudos para a Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Dessa forma, nota-se que o Ministério da educação possui papel fundamental para indagar a busca pelo senso crítico e autonomia em sala de aula. É importante que os alunos se formem, não como reprodutores de conhecimento, mas como agentes de transformação na sociedade. De acordo, com o cientista Isaac Newton, um corpo em repouso tende em permanecer em seu estado natural, a não ser que uma força atue sobre ele. Desse modo, percebe-se que devem existir forças políticas que promovam o conhecimento do passado e progresso do futuro.   Entende-se, portanto, para que ocorra o estímulo e a prevalência da ciência, impasses precisam ser combatidos. O Ministério da Educação deve promover debates e pesquisas em salas de aula e laboratórios, que reforcem o engajamento científico e a busca pela conhecimento, com o intuito de formar cidadãos autônomos. Por conseguinte, cabe ao Governo incentivar o estudo e investir nas escolas e universidades, a fim de que futuros cientistas tenham espaço para propiciar o desenvolvimento do país.