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Enviada em: 30/09/2018

A Revolução Técnico-Científica foi responsável por obter grande exaltação e notoriedade na segunda metade do século XX, em virtude de descobertas e evolução no ramo da ciência e tecnologia. Entretan- to, hodiernamente, descobertas científicas encontram-se em profundo estado de escassez no Brasil. Nesse ínterim, é imprescindível a análise acerca de como a negligência do Estado aliado ao método de ensino ofertado nas escolas brasileiras, tristemente, corroboram a desvalorização da ciência no país, de forma a contribuir para o rompimento da memória cultural e destruição de legados históricos.     Mormente, não há dúvidas de que os ínfimos orçamentos estatais no que tange à ciência no Brasil é fator primordial para que essa esteja desvalorizada. Isso se dá porque o Estado não vê a tamanha im- portância do pensamento científico sob visão crítica e como algo que contribui proporcionalmente para o posterior desenvolvimento do país e, assim, não destina verbas necessárias para o funcionamento adequado e o progresso desse ramo no cenário brasileiro. Como consequência da negligência estatal, tem-se o incêndio do Museu Nacional, no Rio, que causou danos irreversíveis e cooperou, de modo sin- gelo para a perda da memória e identidade histórico-cultural que permaneceu viva por duzentos anos.    Outrossim, atribui-se o método de educação ofertado nas escolas do Brasil como agente, também, responsável para a defasagem científica. Conforme defendeu o pedagogo Paulo Freire em "Pedagogia do Oprimido", a atual forma de aprendizagem de crianças e jovens assemelha-se a uma educação ban-cária - em que os conteúdos são passados aos alunos de forma mecânica e são apenas memorizados pelos alunos - o que pouco os prepara para a vida. Desse modo, nota-se, a partir dessas circunstân- cias, que a escola não oferece incentivos mínimos ao aprendizado de pequenos conhecimentos práticos sobre a ciência, o que culmina, indubitavelmente, para o atraso no desenvolvimento dessa área no contexto nacional, uma vez que, segundo S. Meneghetti, as crianças são o futuro da nação.    Torna-se imperativa, portanto, a adoção de medidas que erradiquem a desvalorização da ciência no Brasil. Para tal, compete ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a União, promover maior reconhecimento e apoio ao pensamento científico, por intermédio da destinação de verbas neces-sárias para manter as instituições que oferecem conhecimentos científicos à sociedade, a fim de que essa seja capaz de preservar o patrimônio e legado da ciência existentes no país. Ademais, cabe ao Ministério da Educação fomentar o aprendizado científico nas escolas, por meio da promulgação de uma disciplina que ensine, exclusivamente, conhecimentos acerca da ciência, e, também, a instalação de laboratórios para aulas práticas, de modo a incentivar o desenvolvimento desse ramo desde a for- mação infanto-juvenil. Logo, a ciência estar-se-á caminhando rumo a valorização no Brasil.