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Enviada em: 24/10/2018

Carl Sagan, em seu livro "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" (1996), alertava a respeito do analfabetismo científico e da descrença que era tida pela ciência em todo o mundo. Hodiernamente, no Brasil, o panorama ainda permanece nebuloso e a ciência enfrenta duras barreiras, seja pelo fato da precariedade na educação, seja pela falta de investimentos governamentais. Nesse sentido, é necessário que subterfúgios sejam encontrados a fim de resolver essa inercial problemática                      A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil tem um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletivo na desvalorização da ciência. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), cerca de 42% da população brasileira ainda acredita na influência dos astros em suas vidas. Diante do exposto, é evidente que o desfalecimento da ciência acontece durante processo pedagógico, pois os educandos não recebem a noção de que, para que algo seja um fato digno de notoriedade, há de se ter provas críveis a respeito, testadas pelo método científico. Com isso, em detrimento da ciência, as pessoas acabam por crer em pseudo-ciências, como a astrologia, ufologia, homeopatia, entre outros.   Faz-se mister, ainda, salientar a questão constitucional como impulsionador do problema. Conforme o economista britânico Sir Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa, e sim, investimento com retorno garantido. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a falta de investimentos governamentais na ciência rompe essa retórica, haja vista que em todos os anos universidades e institutos federais correm risco de fechar as portas por falta de verba. Por conseguinte, o subdesenvolvimento brasileiro é perpetuado, de modo que, com o pouco investimento na ciência, o país não é capaz de desenvolver tecnologias e se torna incapaz de adentrar na 4ª revolução industrial. Infelizmente, os governantes ainda não assimilaram a importância do investimento na ciência, por conta disso, a economia brasileira ainda está fadada a depender majoritariamente da agricultura.  Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa maneira, urge que o MEC deve alterar a estrutura do sistema educacional brasileiro, investindo na implantação de laboratórios nas escolas e orientando os profissionais da educação a pregar a ciência como o caminho para a libertação social, para que assim os estudantes possam reconhecer o valor da ciência em suas vidas. Paralelamente, o Governo Federal deve realocar investimentos para o desenvolvimento de pesquisas em universidades, investindo, então, no futuro da nação. Dessa forma, o que foi dissertado no livro de Carl Sagan poderá se tornar apenas uma sombra em nosso passado.