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Enviada em: 19/01/2019

Desde o Iluminismo, já sabemos - ou deveríamos saber que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Quando se observa a desvalorização da ciência no Brasil percebe-se que esse ideal é verificado apenas na teoria e não desejavelmente na pratica. Importantes passos já foram dados na tentativa de se reverter esse quadro. Portanto, para que seja conquistada uma convivência realmente democrática, hão de ser analisadas as verdadeiras causas dessa situação.                  Em primeiro plano, é importante destacar que ciência é a base para desenvolvimento do país, tanto na economia quanto na educação. Devido o país por está passando por momentos de uma enorme crise, vários projetos e novas tecnologias não tiveram continuação pela falta de financiamento. Assim, se essa situação se prolongar por muito tempo, teremos um "vácuo científico", com a falta de estudantes, técnicos e pesquisadores, e consequentemente uma desmoralização da ciência.                   Em uma análise mais aprofundada, devem ser considerados fatores culturais e educacionais brasileiros. Desde os primórdios do século XVII, com o advento da revolução industrial, e na linha de raciocínio do empresário e empreendedor Steve Jobs, “tecnologia transforma o mundo”. Nesse viés, com o decorrer dos anos tivemos uma enorme transformação tecnológica devido aos grandes avanços  nos estudos da ciência, surgindo inúmeras oportunidades e melhorando na qualidade de vida. No entanto, atualmente isso tem sido desvalorizado, a falta de investimentos e financiamentos tem afetado o país de fazer exploração científica e de se desenvolver.                Destarte, torna se evidente, portanto, que a desvalorização da ciência no brasil é grave e exige soluções imediatas, e não apenas um belo discurso. Ao Poder Judiciário, cabe fazer valer as leis já existentes, oriundas de inúmeros discursos democráticos. A mídia, por meio de ficções engajadas, deve abordar a questão instigando mais denúncias – cumprindo, assim, o seu importante papel social. A escola, instituição formadora de valores, deve promover palestras a pais e alunos que discutam essa situação de maneira clara e eficaz, para que assim possamos levar os estudos e as inovações a um novo nível tecnológico e econômico, colocando em prática os ideais iluministas de fato em prática.