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Enviada em: 05/03/2018

É notório que, a ciência passa de uma matéria escolar, é o conhecer e procurar aperfeiçoar o homem biológico e o espaço em que vive. Ademais, sem a valorização financeira e educacional, o que era para ser uma esperança para o futuro, infelizmente, torna-se um espaço inutilizável e muitas vezes invisível.      Entretanto, é verídico que, as grandes realizações tecnológicas de um país vêm de conquistas advindas dos centros científicos, independentemente da área em que atuam. Petróleo, medicamentos, alimentos, água, artigos tecnológicos, dentre outros produtos essenciais ao cotidiano advém da ciência, desde o estudo da fisiologia, genética e meio ambiente na escola, até projetos como genoma humano, conferências pró preservação do meio ambiente, vacinas e exploração desde o interior do planeta ao espaço sideral. Fica claro então que, ser cientista não é misturar substâncias e esperar uma explosão, mas ter o conhecimento do melhoramento de tudo o que é matéria.      Outrossim, é válido ressaltar que, a maioria dos centros de pesquisas científicas, independentemente do seu campo de estudo, tem sua importância, mas, infelizmente, estão fechando. Contudo é importante frisar que, a culpa não é apenas pela procura cada vez menor desses departamentos e de universidades que ofereçam cursos voltados para essas áreas, mas sim da carência de investimentos governamentais e da falta de valorização social desses locais de trabalho, afinal, atualmente, o financeiro conta muito na escolha de uma profissão, não mais, a aptidão pessoal.      Portanto, conclui-se que, é crucial o apoio do Governo, investindo em pesquisas de desenvolvimento, sendo essa, a melhor maneira de se acabar com a crise de um país. É imprescindível também o apoio e valorização escolar nas matérias que envolvam atividades extra curriculares e de campo para despertar nos alunos a aptidão á ciência; e não menos importante, das universidades e sociedade tomar conhecimento da área e valorizá-la, pois, sem ciência não há futuro.