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Enviada em: 07/03/2018

Em 1951, foi criado no Brasil o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que tem como função incentivar e financiar pesquisas científicas. Contudo, devido ao período de crise econômica que o Brasil tem enfrentado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi fundido ao Ministério de Comunicação, o que fez com que o setor que corresponde ao primeiro ministério fosse proscrito e alvo de vários cortes no orçamento. Isso se dá por dois fatores principais, a falta de interesse da população por essa área e o não planejamento estratégico por parte do governo para usufruir dos benefícios que o investimento em ciência pode trazer.          Primeiramente, faz-se necessário entender que não há no país um acesso democratizado a ciência, isso se deve ao fato que os poucos institutos de pesquisa que existem no Brasil estão concentrados nos maiores centros urbanos e que não há divulgação sobre o que é pesquisado, o que faz com que a ciência se mantenha longe da maior parte da população. Além disso, a maioria das escolas brasileiras não possuem um educação prática, primeiro porque não há infraestrutura nas escolas, e segundo, porque os professores não estão habituados a dar aulas práticas.           Ademais, por não reconhecer a importância e como a ciência poderia auxiliar na economia do país, a esfera governamental em períodos de crises opta por realizar cortes nessa área, o que vai contra a tendência mundial de investir em tecnologia para desenvolver o país. Além de que, o investimento nesse setor pode proporcionar ao país uma autossuficiência tecnológica, e também alternativas para um desenvolvimento sustentável e produtivo, além de auxiliar na produção de remédios e vacinas.          Portanto, para que esse quadro de desvalorização científica possa ser revertido, faz-se necessário que haja a democratização do acesso à essa área, através do Ministério de Ciência, Tecnologia,Inovação e Comunicações que deve realizar a construção de novos centros de pesquisa no país, abertos a visitação, e criar um canal televisivo pelo qual pesquisas científicas possam ser divulgadas. Além disso, o Ministério da Educação deve disponibilizar recursos para a construção de laboratórios nas escolas, além de adicionar a grade curricular experimentos práticos e promover cursos para professores sobre educação prática. Cabe também, à esfera administrativa do governo o incentivo financeiro para programas de financiamento de pesquisas e a promoção de campanhas de fomento à pesquisa universitária.