Materiais:
Enviada em: 16/03/2018

A Ciência como ferramenta transformadora na sociedade  No Estado brasileiro a ciência é desvalorizada através da redução dos investimentos governamentais na área científica como componente da busca pela solução da crise financeira na qual o  país se encontra. Essa falta de  investimento inicia-se no ensino básico e perdura até o ensino superior. Pensar na ciência como elemento constituinte do desenvolvimento de um país, a qual também está intrínseca à educação é, portanto, o início da busca por maneiras de sanar este déficit no Brasil.  A fundição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações é um dos indicadores da falta de prioridade que a área científica confronta na realidade brasileira. Cientistas, ao enfrentarem essa situação irregular, organizam movimentos sociais como a "Marcha pela Ciência" em São Paulo e até mesmo criam organizações de doações na internet como meio de arrecadação de fundos para suas pesquisas.  Além de não oferecerem suporte suficiente aos pesquisadores, o Brasil também se encontra em contradição com órgãos internacionais de suma importância como a Organização das Nações Unidas (ONU), a qual reconhece a Ciência como um dos pilares de desenvolvimento de uma nação. Muito além da contradição, esses cortes governamentais aplicados implicam prejuízos à sociedade brasileira como um todo, incluindo as áreas da saúde, trabalho e agricultura, as quais dependem diretamente de pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos, abertura de novos setores industriais nos quais são gerados empregos e produtos usados nas plantações.  Nesse sentido, torna-se substancial uma mudança de posicionamento dos governos incentivada pelos Ministério da Educação e Ministério Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - além do apoio daqueles os quais são dependentes da pesquisa - de forma favorável ao desenvolvimento científico no país a começar pela educação básica, responsável pela formação do pensamento crítico dos estudantes. Ademais, é importante que a população seja persuadida a se mobilizar em prol do desenvolvimento científico, defendendo o aumento dos investimentos nessa área. Para isso, a criação de campanhas que alcancem os pais dos estudantes e os educadores tornam-se um caminho para a formação de uma aliança na sociedade.