Materiais:
Enviada em: 19/03/2018

Desde o iluminismo, concebe-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com do outro. No entanto, quando se observa a importância que é dada a ciência no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste profundamente ligada á realidade do país, seja pela falta de investimentos no campo científico, seja pela falta de do quão importante é a ciência para o desenvolvimento de uma nação. Nesse sentido, convém analisarmos os principais produtos de tal postura negligente para o corpo social.   É irrefutável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com o  filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja ascendido na comunidade. De maneira análoga, é possível desprender-se que, no Brasil, a falta de investimentos e os cortes orçamentais realizados pelo governo rompem essa harmônia, haja vista que as universidades públicas e laboratórios brasileiros encontram-se em estado precário e sucateados, além de estarem mergulhados em dividas.    Outra questão, é a falta de cobrança por parte da sociedade quando há cortes nos orçamentos destinados a ciência, como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva  de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Diante dessa linha de pensamento, observa-se que a sociedade precisa ter noção de que o desenvolvimento socioeconômico de um país está diretamente relacionado ao desenvolvimento científico e tecnológico.   Infere-se, portanto , que a ciência precisa ser exaltada e desejada pela nossa sociedade e nossos governantes. Destarte, o governo federal juntamente com o tribunal de contas, reveja o orçamento destinado a pesquisas no Brasil. Somando-se isso a propagandas educativas e informacionais realizadas por escolas, afim de gerar uma sociedade futura mais adepta, esclarecida e interessada pelas ciências num todo.