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Enviada em: 26/07/2018

É ciência é uma peça fundamental no desenvolvimento da sociedade. Desde as civilizações mais antiga, ela foi responsável por dar importantes impulsos em diversos setores da sociedade, seja na agricultura ou até mesmo na medicina. No Brasil, temos um grande déficit nessa área. Ela começa desde o ensino básico precário até o ensino superior. Com isso, torna-se essencial debater sobre o assunto. Por volta década de 80 e 90, a ciência nacional teve um grande incremento. O Ministério de Ciência e Tecnologia foi criado. Desta forma, o Estado brasileiro passou a direcionar verbas para dar um impulso na ciência nacional. A emergência dos centros acadêmicos e universidades foram um dos principais pontos que melhoraram. Com isso, as oportunidades para alunos e professores fazerem pesquisas foi aumentando. Porém, apesar dos fatos já citados, a ciência vem sendo sucateada cada vez mais. A verba enviada tanto para a educação pública, quanto para as universidades (que é o local onde são feita boa parte das pesquisas), está diminuindo gradativamente. Outro problema é o fraco ensino das matérias bases como biologia, química, física e filosofia no ensino médio. Essas matérias além de ajudarem os alunos à pensar, faz com que eles tenham uma base do conhecimento cientifico nas 3 áreas do conhecimento: exatas, humanas e biológicas. Esse são alguns dos problemas que fazem com que a ciência brasileira venha sendo enfraquecida progressivamente. Tendo em mente esse quadro, pode-se concluir que, primeiramente, o governo deve fomentar o ensino básico, tendo enfoque maior nas quatro matérias bases citadas anteriormente para que, quando os alunos estiverem no ensino superior, já tenham uma base do conhecimento científico. Além disso, deve-se direcionar mais investimentos para a área acadêmica e aumentar a infraestrutura, tornando a realização de pesquisas mais fácil e acessível e, consequentemente, ampliar a ciência e a comunidade científica no país.