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Enviada em: 26/03/2018

A ciência é o meio pelo qual se desenvolvem os diversos setores de uma sociedade moderna. Sabe-se, por exemplo, que, sem a realização de pesquisas, tornaria-se impossível efetuar avanços na medicina, na agricultura e na educação. Todavia, no Brasil hodierno, a falta de investimentos no âmbito científico e a desvalorização dos cientistas geram um obstáculo para o reconhecimento da ciência como um meio para a evolução da nação.           Em primeira análise, ressalta-se que a redução do suporte financeiro é o principal fator contribuinte para a crise científica no Brasil. Esse fato pode ser evidenciado pelo fechamento de vários institutos de pesquisa em 2017, reflexo do corte orçamentário de 80% efetuado, no mesmo ano, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ademais, salienta-se que os gastos federais com o setor brasileiro de pesquisa havia sofrido decréscimo de, aproximadamente, 30% entre os anos de 2006 e 2016, segundo infográfico de 2016 do Jornal Estadão.           Outrossim, a desvalorização dos pesquisadores contribui para o déficti de profissionais na área. Nos países desenvolvidos, o número de cientistas a cada 100 mil pessoas é próximo de 7%, enquanto no Brasil essa quantidade é 10 vezes menor. Nessa perspectiva, observa-se que a inoperância governamental, no que tange aos investimentos, não atinge somente os institutos de pesquisa. A remuneração insuficiente dos profissionais atua como fator preponderante para o baixo número de cientistas do Brasil e corrobora a desvalorização da ciência brasileira.           Destarte, ações devem ser efetuadas para a resolução da problemática. Mormente, compete ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a realização do devido direcionamento do valor orçamentário aos centros de pesquisa e à remuneração dos pesquisadores, de modo a garantir o funcionamento desses institutos e proporcionar o reajuste remuneratório de seus servidores. Paralelamente, cabe ao Ministério da Educação (MEC), em conjunto ao MCTIC, a promoção de palestras, realizadas por pesquisadores, nas escolas, com o fito de estimular os estudantes a ingressarem na carreira científica. Dessa forma, talvez seja possível superar a desvalorização da ciência no país e desenvolver, paulatinamente, os setores brasileiros.