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Enviada em: 23/06/2018

Muito se discute acerca dos presídios na sociedade brasileira, sobretudo em relação a educação como meio de ressocialização de detentos. Nesse contexto, as prisões no Brasil têm sido destaque na mídia devido às inúmeras ocorrências negativas que as envolvem, tais como, superpopulação, rebeliões, mortes, domínio de facções criminosas e entre outras. Faz-se necessário, portanto, que as escolas brasileiras atuem em conjunto com a sociedade visando a reintegrar os detentos na sociedade brasileira. Além disso, o Governo Federal tem um papel fundamental na ressocialização dos presidiários por meio da elaboração de um projeto educacional.      No que se refere à temática em questão, pode-se destacar o caos em que há muito tempo circunda as penitenciárias brasileiras e, por conseguinte, dificulta a reinserção de presos na população brasileira. Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas(ONU) pontuou que o Brasil possui uma das maiores populações carcerárias do mundo, com cerca de setecentos mil detentos. Nessa conjuntura, destacam-se outros agravantes como, por exemplo, a disseminação do crime organizado no interior das cadeias, as agressões físicas e a ascensão de políticos contrários a ação de políticas de direitos humanos dentro das penitenciárias. Com isso, elevam-se as dificuldades de promover um plano educacional e, consequentemente, a ressocialização de detentos.      Ademais, as escolas brasileiras devem participar do processo de reintegração dos presos. Porém, o país carece de um plano educacional que insira os presidiários em uma matriz curricular regular e, como consequência, possibilite o desenvolvimento acadêmico e profissional dos encarcerados. Nesse contexto, os detentos ao serem libertos possuem dificuldade em integrar o mercado de trabalho e, não raro, muitos retornam a vida de crime, pois sem qualificação profissional minimizam-se as chances de ressocialização.    Diante dos argumentos supracitados, medidas devem ser tomadas a fim de aumentar a ressocialização dos detentos na sociedade brasileira. Para isso, é fundamental que o Governo Federal, em parceria com as escolas, desenvolva um projeto educacional. Nesse projeto, as escolas desenvolveriam uma matriz curricular que contemple a ascensão profissional do detento, ou seja, um ensino direcionado e prático. Com isso, esses cidadãos brasileiros terão a oportunidade de exercer uma profissão ao sair da penitenciária e, por conseguinte, facilitar a reinserção na sociedade brasileira. Além disso, torna-se imprescindível que o Governo Federal estabeleça acordos com empresas privadas visando o direcionamento de vagas para pessoas que estão inseridas no projeto educacional e, dessa forma, ressocializar os detentos por meio da educação e da ascensão profissional.