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Enviada em: 15/08/2018

Revolta. Indisciplina . Agressividade. Contexto que molda a estrutura interna dos presídios brasileiros, atualmente, e que busca uma mudança do preso ao se inserir na sociedade. Tendo a educação como solução de ressocialização de detentos uma realidade ,que defronta a dificuldade de recursos para à exercer  e duela, paralelamente, com a escola criminal .      A priori, na medida que recursos financeiros são disponibilizados para formação de alunos ,em regimes fechados  , assim se facilita o contato com a sociedade,com mais oportunidades. Entretanto esse cenário progressista não agrega, ao menos, metade dos presídios do Brasil ,por falta de investimentos , visto que muitos estão em estado de calamidade. Assim, se propagam revoltas como o caso do Carandiru , que matou centenas e foi influenciado pela falta de recursos, que além de ferir com os direitos humanos desvincula do preso a educação.     Outro traço é a barreira enfrentada pela educação dentro dos próprios presídios, sendo as facções criminosas competidoras com os ensinos escolares, demonstrando futuro enriquecedor e rápido.Em síntese o crescimento constante de máfias dentro do sistema prisional dificulta o permeio do ensino ao detentos.Sendo assim, ao invés de terem a chance de aprenderem uma nova educação , a maioria , é doutrinada para a escola do crime com subsídios do tráfico  fora das cadeias.    Diante desse cenário , conclui-se que demanda um subsetor do MEC, ministério da educação , que seja responsável na distribuição e fiscalização para que aja centros educacionais em todos os presídios.Também que esse subsetor regularize os investimentos no intuito dos sistemas prisionais serem abastecidos corretamente. Outra medida é a mudança constânte de presos das cadeias , assim se desfazendo os grupos criminais e que o agentes penitenciários intensifiquem o monitoramento de todos objetos que infiltrem dentro das grades para que assim a realidade seja expandida .