Materiais:
Enviada em: 31/05/2017

Educação: transformando a realidade   A ideia de presídio está intimamente ligada com um lugar obscuro, desorganizado e superlotado de pessoas que não possuem perspectiva de futuro. Todavia, alguns presídios atuais buscam modificar esse rótulo para um lugar transformador por meio da educação.    O principal pilar básico para o sucesso econômico e social de um país é fundamentado pela educação. Contudo, em países subdesenvolvidos como o Brasil, a desigualdade social afasta crianças e jovens precocemente da mesma e as alternativas são os tráficos de droga, roubos e violência. Para tentar reverter alguns quadros depois do jovem ou adulto já estar inserido em um presídio, seria ideal apresentá-lo á educação.    Desse modo, adquirindo cultura as chances de voltar para o crime iriam diminuir, aspirando para um possível mercado de trabalho ou ensino superior. Além disso, a segunda base importante é a segurança, a qual também teria que estar reforçada. Inserir ex-detentos na sociedade e no mercado de trabalho traria certa insegurança para os cidadãos e para donos de empresas, que ainda possuem receio ao contratar, mas também seria uma forma positiva de acolher e orientar para um futuro próspero.    Portanto, com ações e iniciativas do governo para investir na educação em presídios (com infraestrutura adequada) seja ela com fim esportivo, técnico ou acadêmico seria um modo de mostrar ao presidiário que há uma possibilidade de mudar de vida. Contratar e orientar professores e psicólogos para o meio em que irão atuar além da participação de empresas e do MEC (Ministério da Educação), promovendo palestras de incentivo e ramos de atuação. Segundo Immanuel Kant: “O homem é aquilo que a educação faz dele”.