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Enviada em: 29/05/2017

O  sociólogo brasileiro Paulo Freire afirma que, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.Nesse contexto,no Brasi, o sistema penitenciário vigente é amparado por leis que permitem o acesso do preso ao sistema educacional como forma de ressocializacāo.Contudo, esses dispositivos  não se mostram eficientes, não só pela não execução da lei nas cadeias públicas, mas também pelas péssimas condições do ensino oferecido nos presídios.    A lei de execução penal garante ao detentor o acesso à educação básica, entretanto, o cenário do cárcere brasileiro mostra-se contrário à lei vigente. De acordo com o levantamento do Conselho Nacional de Educação, mais da metade dos presídios não possuem uma única sala de aula para a ministração da educação básica aos encarcerados. Esse descaso para com os presos, por parte de uma administração pública que não se importa  com um direito fundamental que é o acesso a educação para todos, gerando consequências negativas à ressocializacāo dos detentoseus, uma vez que, sem educação esses não terão chances de se reinserir na sociedade.    Outrossim, contrariando o pensamento do ativista Nelson Mandela que afirmou, a educação como maior arma para mudar o mundo.O cenário das escolas nos presídios mostram-se cada vez mais degradantes e prejudiciais à ressocializacāo do preso. Profissionais não qualificanos na hora de transmitir o conhecimento aos detentos associada as precárias condições de ensino, como a falta de material escolar e as deterioradas condições das salas de aula geram uma evasão escolar ente o privados de liberdade. Esses por não possuírem escolaridade, tornando-se mais suscetíveis a reincidência de práticas criminosas.    Dessa forma, para que haja uma maior eficácia na ressocializacāo do dentenão, é dever do Estado que criação de mecanismo  que garantam o cumprimento da lei que permite ao preso acesso à educação, criando órgão responsável pela fiscalização da escolas nas cadeias públicas, garantindo assim  escolas de qualidade nas casas de detenção.Também, cabe a poder público em parcerias com ONGS, ao Estado cabe melhorias na educação assistida aos detentos, como melhorestá materiais didáticosão e salas de aula apropriadas para o ato da aprendizagem, as ONGS por sua vez, cabe o treinamento dos professores para que haja uma potencialização na hora de transmitir o  conhecimento. E com isso, tornando ose presidios um eficiente meio de ressocializacāo.