A educação como solução ressocialização de detentos: utopia ou realidade?

Envie sua redação para correção
    A reinserção de detentos na sociedade, é apenas um, dos problemas envolvendo o atual sistema penitenciário brasileiro, distanciando suas ações do propósito de devolver à sociedade, um indivíduo recuperado e apto ao convívio social. 
      Podemos considerar, que o nosso sistema atual, além da reclusão,oferece os mais diferentes castigos, como a fome, ambientes insalubres, agressões físicas, entre outros, reduzindo drasticamente as chances de uma reintegração saudável. 
      A educação, sempre será uma excelente ferramenta, capaz de modificar a realidade do ser humano. Ter o acesso ao estudo, proporciona aos detentos algo com o que se envolver e que lhe abra possibilidades quanto ao seu futuro,e a sociedade, nos seus níveis de mercado e sociais, deve estar preparada para receber estas pessoas.
     Para este fim, deve-se garantir o cumprimento das leis em vigência quanto à educação desse público, envolvendo as entidades locais e os órgãos de educação,como as secretarias estaduais e municipais de educação, no desenvolvimento de políticas adequadas, além da gestão dos sistemas penitenciários e das entidades locais, fazendo valer essas políticas em sua localidade. Crer que reintegrar é possível, e prover os meios para que isso ocorra, dentro e fora das paredes da penitenciária, é a melhor maneira do processo recluso, ser então efetivo.