Envie sua redação para correção
    Educação e sociedade
    Emanuel Kant acreditava que o ser humano é aquilo que a educação faz dele, portanto, sem educação não existe o homem e sem o homem não há sociedade. Com esse pensamento percebemos a relação entre educação e a socialização.
    A falta de educação e orientação oriundas do abando ou até mesmo a falta de ingresso na vida escolar resulta em presídios lotados e aumento da violência no país. Entretanto uma pesquisa realizada em 2016 revela que 86% dos presos gostariam de estar estudando. A educação é o meio mais eficiente para mudar o pensar e o agir de uma pessoa, com ela pode-se melhorar a realidade não só de adolescente e jovens presos, mas também de adultos. Mas atualmente no Brasil encontramos nos presídios não somente a super lotação, mas também a falta de infraestrutura e em centenas deles não se encontra salas de aulas. Outro problema enfrentado é a falta de professores nesses locais. 
    Medidas, no entanto, devem ser tomadas para que adolescente, jovens e adultos tenham acesso á educação nos presídios. Para solucionar o problema da falta de professores o Ministério da Educação em junção com o Ministério da Ciência e Tecnologia, poderiam criar ou utilizar de uma já existente plataforma de estudos, onde os presos que queiram estudar poderiam assistir através de uma televisão as aulas, e todo mês provas seriam elaboradas e enviadas para testar os conhecimentos adquiridos; poderiam ter aulas não apenas de matérias do ensino fundamental e médio, mas também, para quem opta-se, ensino técnico para já que saíssem encaminhados á uma área de trabalho. A questão da infraestrutura dos presídios devem ser fiscalizados pelo Ministério Público em parceria com o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação para que seja cobrado dos nossos representantes devidas atenções a esses locais, e com isso mais salas de aulas devem ser construídas, possibilitando que presos através da educação adquirida possa voltar a sociedade mais rapidamente.