Envie sua redação para correção
    O conhecimento abre portas
    
    O ápice da privação da liberdade ocorre quando um indivíduo é submetido a detenção, ato que o pune pelos crimes cometidos. A educação da Rê socialização de detentos vem sendo discutida como uma forma de incluir-los na sociedade, contudo sua execução é pequena na prática. 
    Um dos fatores que dificulta esse processo, é a falta de infraestrutura nos presídios.Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Justiça, 40% das prisões não possuem que sequer uma única sala de aula, entrando em desacordo com a lei 12.245, de 2010, que obriga todas as unidades penais a fornecer educação básica e profissionalizante a seus internos. 
    Desde a promulgação da lei em 2011, que possibilita aos internos a redução de sua pena por frequentar aulas na prisão, o número de detentos com acesso à educação superior de 8% para 10,2%. Contudo, não basta que esses indivíduos apenas assistam às aulas, pois teoricamente é o modo relativamente fácil de ter a pena reduzida, visto que a cada 12 horas de frequência escolar, reduz-se um dia da pena. 
    Sendo assim, conclui-se que Deve se investir em infraestrutura no âmbito educacional nos presídios, a fim de garantir o direito à educação previsto pela Constituição, bem como serem aplicadas provas aos detentos pelos agentes de segurança e professores que trabalham no complexo de pressionais, afim de acompanhar a evolução desses. Com o propósito de incentivar os familiares a manter uma vida digna e longe de delitos, ONG's e empresas poderiam orientá -los e oferecer emprego aos que se destacarem.