Envie sua redação para correção
    Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, ou seja, a educação é a base para a formação do caráter do ser humano, ela influencia desde os pensamentos até as ações das pessoas. O Brasil é um país com baixos índices educacionais, e índices de violência e crimes muitos altos. A maioria dos presos brasileiros não possuem o nível fundamental de educação, isso acarreta no dobro de presos por vaga. Esse país não possui atualmente estrutura para mudar esse cenário, a educação é o caminho para a ressocialização e reinserção de presos na sociedade, visando melhorar a segurança e a qualidade de vida.
         Conforme uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em 36 países, o Brasil está na posição 35º em nível educacional, ou seja, o país não está nem na média referente aos demais países, está entre os piores, e isso impacta em toda a sociedade, pois sem educação é muito difícil conseguir emprego atualmente, o que leva inúmeras pessoas procurar sobrevivência e uma vida melhor na criminalidade, o que gera incalculáveis problemas a toda a população.
         O governo perde muito dinheiro com segurança pública, cada preso custa um valor alto, a reincidência de crimes é de uma quantidade exorbitantemente elevada, e muitas vezes não é porque o criminoso quis cometer o crime, há inúmeros fatores que levam os ex-detentos de volta à criminalidade, a falta de oportunidades e de educação é o principal fator.
         A solução da criminalidade é por meio da educação, deve se investir em reeducação nas penitenciárias, mudar o sistema carcerário atual, tornando um sistema de trabalho-escola, onde o preso estuda por um turno e trabalha em outro, o governo prepararia os presos para quando forem libertos estarem aptos e capacitados para o mercado de trabalho. Uma boa opção é firmar convênios com grandes empresas, para assim que o preso estiver em liberdade ele ter oportunidade de se manter em um serviço honesto e honrado, e é importante a educação de qualidade desde a infância, pois quando se têm educação esse cenário é diferente.