Materiais:
Enviada em: 04/03/2018

No que se refere á educação como solução para ressocialização de detentos, pode-se dizer que o ensino carcerário é um dos meios eficazes de readequação para sociedade , assim como acontece na Noruega, onde cerca de 80% dos detentos são ressocializados por meio de processos pedagógicos, entre outros. Nesse sentido é de extrema importância a valorização dos estudos nessa etapa e os investimentos do Estado nessas áreas.     Em primeiro plano, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman em sua teoria da ''Modernidade Líquida'',a individualidade é uma das principais características do pós-modernismo, consequentemente, uma parcela da sociedade tende a não tolerar diferenças. Sendo assim, seguindo a linha de pensamento, o debate dessa temática faz com que alguns cidadãos discordem dos direitos de aprendizagem dos presos pela não aceitação pela suas distinções, logo, dificultando a sua inserção na comunidade. Dessa forma, a negação da equidade e a falta de informação causa o enfraquecimento da ideias, causando desânimo nas busca de conquistas de grupos minoritários.        Ademais, apesar dos inúmeros exemplos de países que conseguiram incluir seus ex-detentos na coletividade, o Brasil caminha em passos lentos nesse processo. Segundo o jornal O Globo, cerca  de apenas 10% dos presidiários frequentam as aulas por conta da falta de infraestrutura proporcionada, pois cerca de 40% dos presídios não possuem sala de aula, contrariando a lei que obriga todas as unidades a oferecerem educação básica e profissionalizante a seus internos. Dessa forma, a dificuldade de investir e fiscalizar não só infla o argumento de quem se opõem a reeducação como tira a oportunidade de mudança de vida desses indivíduos.       Entende-se, portanto, que o Ministério da Educação, por meio do monitoramento e aplicação de capital nas unidades existentes no país, deve fazer melhorias nas estruturas educacional dos presídios com a construção de salas ,o oferecimento gratuito de material didático, a capacitação dos professores nas áreas, e o visionamento mensal de agentes para reparação de algum dano estrutural, com isso, o incentivo e a auto-estima dessas pessoas darão força para inclusão no corpo social. Além disso, o Ministério das Comunicações, por intermédio de propagandas em redes televisivas, revistas e jornais, devem propagar a ideia de inclusão social e dados do funcionamento do projeto de pedagogia, assim como em outros continentes, que não só reabilita o cidadão como abaixa os índices de criminalidade.