A educação como veículo de mudança na sociedade

Envie sua redação para correção
    O sistema de educação lousa e giz, hoje já não é o único, com o incremento de tecnologias, surgi o ensino a distância. Com essas mudanças o ensino se torna mais acessível tanto economicamente quanto de disponibilidade de tempo. Embora haja grandes obstáculos no ensino brasileiro ele vêm sendo combatido seja com medidas governamentais seja medidas privadas.
      É necessário perceber, que problemas sociais criam barreiras na qualidade de vida do indivíduo. Para ajudar com a renda familiar, a primeira medida tomada é o abandono escolar. Essa atitude pode até ajudar no começo mas ao longo do tempo prejudica o indivíduo. Em algumas cidades tem as escolas profissionalizantes que além de ensino regular junto há ensino profissional. Deste modo, permite o indivíduo qualificar-se enquanto estuda, e conseguir ajudar em casa sem precisar abandonar os estudos.
      Convém destacar, também o uso de plataformas online ou canais de TV. O mercado de trabalho ou acesso a cursos superiores é cada vez mais concorrido, deste modo para ingressar no curso pretendido há cursos preparatórios mas que não são acessíveis a todos, mas com o incremento da tecnologia, hoje há outros meios possíveis de serem utilizados como plataformas onlines, que por conseguirem mais alunos, podem oferecer serviço de qualidade com preços bem mais baratos. Tem também os canais de TV abertos como o canal cultura que transmite programas de educação gratuitos em rede aberta.
      Fica evidente, portanto, que barreiras entre o ensino e as pessoas, aos poucos vêm sendo superados, garantindo melhora nas condições de vida e trabalho. Logo o Ministério da Educação pode promover a abertura de mais cursos profissionalizantes, que junto ao ensino regular ou apenas ensino profissionalizante possam ajudar na melhor qualificação do cidadão, permitindo-o aumentar sua renda. E também junto a redes privadas proporcionar incentivos fiscais a cursos preparatórios, para torna-los mais acessíveis a população.