A educação como veículo de mudança na sociedade

Envie sua redação para correção
    De acordo com Nelson Mandela, a educação é o grande motor de desenvolvimento pessoal, é através dela que a filha de um camponês se torna médica e o filho de um trabalhador rural pode chegar a presidente de uma grande Nação. Nesse contexto, nota-se que a educação é uma forte ferramenta de transformação social, porém, pouco valorizada na contemporaneidade. Dessa forma, é importante analisar como a educação influencia na formação profissional e psicológica das pessoas.
          A precariedade do sistema escolar influencia no ensino de valores e virtudes do ser humano em formação. Isso acontece porque, é na escola que o ensino  sobre respeito, empatia e tolerância ao próximo são ensinados através da interação social, debates e palestras. Em vista disso, cada vez mais pessoas ingressam na sociedade com esses ensinamentos e virtudes fragilizados, criando uma sociedade corrupta, desrespeitosa e intolerante.
           Além do mais, a qualificação profissional, que só é alcançada por meio da educação, é cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Isso ocorre porque, na era pós-fordismo, as empresas passaram a exigir mais o trabalho intelectual do que o trabalho braçal. Por conseguinte, pessoas que não tiveram acesso a um ensino de qualidade na sua formação, não conseguem ingressar no mercado de trabalho, e acabam, muitas vezes, desempregadas ou em empregos de baixa remuneração, concebendo uma sociedade cada vez mais desigual.
          Torna-se evidente, portanto, que a educação é uma forte ferramenta de transformação social. Em razão disso, o Ministério da Educação, em parceria com o Poder Executivo, deve combater a precariedade do sistema de ensino, por meio do maior investimento na estrutura das escolas e na formação dos profissionais do ensino, a fim de oferecer uma educação de qualidade a todos. Ademais, as ONG'S, junto a mídia, deve lutar contra o desrespeito e intolerância, promovendo debates e programas televisivos que ensinem as virtudes e os valores necessário para a vida em sociedade, com o intuito de educar as pessoas. Dessa forma, será possível ter uma sociedade justa, igualitária e evoluída.