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Enviada em: 17/06/2018

Segundo afirmado pelo político Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. No entanto, o modelo pedagógico brasileiro objetiva-se apenas na transmissão de conteúdos, desviando do principal objetivo da educação como meio substancial para a inovação da sociedade. Nesse contexto, deve-se analisar como o ensino impulsiona as mudanças sociais e o defasado método de ensino serve de impasse para essa transformação.        É primordial ressaltar que o conhecimento abre novos horizontes na mente, promove o pensamento crítico e direciona a busca de soluções de problemas. Isso ocorre, porque conforme a UNESCO educação fundamentada nos quatro pilares do conhecimento impedem que os alunos fiquem alienados as informações recebidas, usa o conhecimento para crescer profissionalmente, sociabiliza com a diversidade, além disso, incita a personalidade de autonomia e discernimento. Consequentemente, a educação como base essencial da formação social permite a redução da pobreza por melhores oportunidades de emprego, diminui os conflitos de violência, contribui para o avanço tecnológico e reflete na conscientização ambiental.        Em detrimento do ensino transformador está o modelo pedagógico ultrapassado que se baseia na ilha de disciplinas. Isso decorre da influencia histórica da Ditadura Militar, por um ensino segmentado no aprendizado das matérias para realização de provas, mas impotente no desenvolvimento do senso crítico. Contrária ao advento tecnológico do país observa-se que no âmbito escolar não houve grande evolução, dando continuidade ao meio arcaico de transmitir conhecimento, o qual o aluno é passivo e não de fato um estudante. Como consequência da desvalorização educacional, esta que deveria ser o meio para renovação serve apenas para configurar o cidadão em um ignorante portador de diploma.       Torna-se evidente, portanto, que a educação é essencial na transformação social, mas para atingir o seu ápice primeiramente deve ser modificada. Diante disso, o Ministério da Educação em parceria com os órgãos da educação, devem discutir e aprovar uma metodologia apoiada nos quatros pilares, para ser implantados nas instituições de ensino, que incentive a interdisciplinaridade e o desenvolvimento do intelecto do estudante. Em função disso é necessário que as Secretarias Municipais de Educação, promovam periodicamente debates nas escolas sobre a importância do aperfeiçoamento do intelectual e fiscalize o cumprimento do novo molde educacional. Assim, o estudante não será vítima do meio de aprendizado submetido e sim o combustível para a mudança social.