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Enviada em: 30/08/2018

Segundo Kant,”O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, dessa forma todas as transformações na vida desse ser ,depende desses conhecimentos ensinados. Sendo assim a busca pela educação é recorrente em todas as épocas e trouxe muitas revoluções a partir dela, mas apesar desse anseio, a valorização do ensino na contemporaneidade apresenta dificuldades, pois ausência de integração da educação nessas transformações, apesar de ser fundamental, não é expressiva.   Em primeiro lugar, é preciso entender a importância das instituições de ensino e como elas corroboram para resolver os problemas do nosso tempo. Como o contexto presente é marcado por desigualdades, discriminações e violência, mudanças na escola seriam a base para mudar essa situação. Afirmando o que foi dito por Kant,se há ausência de ensinamentos primordiais nessas escolas, como o respeito, a tolerância e a ética, essas instituições serão sempre exemplo de desordem e falta de disciplina, como muitos casos de violência de estudantes contra o professor ou contra os próprios estudantes, por falta desses preceitos. Desse modo, é fácil a percepção que essa importância não é reconhecida e nem ensinada e seu poder de ajudar é deixado em segundo plano.   Ademais, apesar de imprescindível, o papel do ensino não é prioridade hoje. A supervalorização dos vestibulares e concursos, torna as escolas unilateral e com só uma importância: a aprovação. O sentido humanitário e da própria vida que a escola deveria reproduzir é substituído pelo ensino formal e deixada de lado. Dessa maneira, se não há incentivo à esses sentidos, não existe razão de entender a valor do meio nas mudanças sociais.   Torna-se evidente, portanto, que a apesar de crucial, o papel transformador da educação não tem sido aproveitado no Brasil, sendo necessário aprender a importância e também encontrar ferramentas nessas instituições para essas ações. Nesse sentido, o governo em parceria com a mídia, podem difundir os valores, através veiculação de campanhas que cobram essas ações por parte das escolas. Além disso, ONG’s e família em conjunto, devem exigir não só o ensino formal, mas também o humanitário, através de trabalhos sociais e palestras, para que dessa forma a afirmação de que sem a educação a sociedade não muda, dita por Paulo Freire faça o total sentido.