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Enviada em: 02/10/2018

Segundo o filósofo Michel Foucault: “precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas e toda insanidade oculta”. De forma análoga a educação no brasil vê-se desvalorizada, tornando improvável qualquer transformação oriunda dela, gerando assim uma insanidade oculta mesmo após avanços Constitucionais; resultando em uma série de entraves para o desenvolvimento social. Tal conjuntura evidencia-se pela falta de investimento tanto aos professores quanto nas infraestruturas educacionais.  Em primeira análise, é importante sinalizar que a falta de valorização a todos os profissionais da educação compromete a eficácia desta no contexto social. Isso se explica porque, há a necessidade de constante investimento em mecanismos capacitores que estimula debates e ideais em sala de aula. Por consequente, os alunos serão estimulados a repensarem ideais enraizados na sociedade, afastando-os do “senso comum”. Contudo, os professores brasileiros estão desestimulados pelas circunstâncias do cotidiano escolar amostra pela Unesco apontando que:74% dos professores estão desmotivados com a profissão.   Outrossim, é válido salientar que a falta de investimento nas estruturas escolares interfere diretamente no potencial transformador da educação. Isso afeta, sobretudo, as camadas diretamente envolvida no meio escolar. Sob esse viés, pesquisas e atividades extracurriculares que tornaria o ensino ainda mais exponencial, é ignorada no Brasil. Ademais, a Constituição de 1988 afirma que é dever do Estado e da família, a educação a todos. Em contrapartida, os centros estão abandonados, sem investimentos sem meios que desenvolva o maior aproveitamento do ensino.Isso leva a constatação, que a falta investimento é sim, o fator primordial para a perpetualidade desta mazela.  Fica claro, ações de caráter intervencionista a fim de combater essa insanidade oculta causadora de um série de entraves na educação da nação. Portanto, urge que o Ministério da Educação deve transformar os ambientes escolares tornando-os capacitores. E isso pode ser feito através de maiores capacitações pedagógicas aos professores, para atuarem com maior preparo e motivando-os, evidenciando a importância da perpetualidade e reciclagem de ideias e também a importância de tornar o ambiente escolar motivacional a todos envoltos introduzindo palestras, projetos e pesquisas na grade básica. E ainda, cabe ao mesmo maior investimento nas infraestruturas, possibilitando maior engajamento entre os alunos e as ciências através de laboratórios de experimento e parcerias com empresas e industrias, gerando parcerias em nome da educação. Dessa forma, com o maior investimento está terá valores capazes de transformar o brasil.