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Enviada em: 01/04/2019

Em 1922, artistas brasileiros organizaram a "Semana da Arte Moderna" com o intuito de promover uma renovação social e artística. Atualmente, o Brasil está mais receptivo para tais renovações, porém a educação como veículo de mudança ainda possui problemas a serem solucionados. A falta de interesse dos alunos e o despreparo das escolas para formar cidadãos críticos, por exemplo, são impasses que merecem a atenção da sociedade.    A princípio, é importante destacar que, o desinteresse dos alunos em ir à escola não é um dilema atual. Em 1884, Machado de Assis publicou o livro "Conto de Escola", no qual narra-se a história do menino Pilar, que ao ver um batalhão de fuzileiros a passar, preferiu acompanhá-los por achar mais atrativo do que a escola. Na realidade brasileira, pode-se observar a evasão escolar cada vez mais acentuada. E apesar de, as causas para isso serem diversas, a falta de atratividade das instituições de ensino contribui para esse cenário, já que problemas no currículo e práticas escolares não condizem com a realidade dos alunos.    É válido considerar, ainda, que as escolas brasileiras não estão preparadas para formar cidadãos críticos. Pode-se notar, como consequência disso, o número de jovens que terminam o Ensino Médio e não conseguem tomar decisões por si mesmos ou não adquirem opinião própria para escolhas importantes na sociedade. Como no caso das votações eleitorais, em que pode-se ver o número de pessoas que votam em branco ou nulo por não terem um ponto de vista político formado. Dessa forma, uma mudança na política brasileira fica cada vez mais distante, já que esta deve ser feita pelo cidadão em coletividade.    Segundo Émile Durkheim, "o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela". Portanto, fica evidente, que para mudar o resultado desse produto, alguns fatores precisam ser alterados. Para isso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura criar parcerias com clubes esportivos e teatros, e inseri-los nas escolas e faculdades a fim de incentivar os alunos com programas que os atraiam, desse modo, o esporte e a cultura brasileira contarão com atletas e artistas firmados em conhecimento e educação. Cabe ainda, a inserção de professores de ciências sociais que desenvolvam o pensamento crítico em seus alunos com debates em salas de aula e oficinas de pais e filhos, para que, desse modo o aprendizado seja estendido ao âmbito familiar.Assim, poder-se-á efetivar o valor da educação nas transformações sociais do Brasil e dessa maneira, a Semana da Arte Moderna será conhecida como precursora do "Século da Arte Moderna".