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Enviada em: 07/04/2019

A luz da transformação Semelhantemente com a Alegoria da Caverna, desenvolvida por Platão, é basicamente o que se passa na sociedade brasileira, pois a escola serve para transformar as pessoas. De certo, todos os ambientes podem levar a uma mutação do aprendizado, ou seja, não só a escola é um lugar de troca de conhecimento. Certamente, pessoas menos favorecidas e pessoas enclausuradas necessitam de uma transformação social maior. Como também a função dos presídios é a ressoalização das pessoas, por isso o direito a educação é uma base para a transformação. Como resultado da ressoalização, 7 presos do Amazonas conseguiram ingressaram em universidades, sendo 4 pelo SISU, de acordo com a reportagem da Acritica. Contudo, o ampliamento de projetos educacionais nos presídios é altamente necessária para o ingresso deles na sociedade brasileira. Ademais, igual nos presídios, nas comunidades menos favorecidas, as pessoas necessitam de meios para que a transformação social seja para todas as classes sociais, e não somente para as que tem mais condições. Observa-se que a educação integral instalada na comunidade da Rocinha/RJ foi um dos principais meios para os jovens não entrarem no mundo das drogas, pois durante todo o dia eles estão na escola, pela manhã com aulas regulares e a tarde com atividades como tênis e futebol, de acordo com O Globo. Por isso que a educação é o caminho para a real mudança social que a sociedade brasileira merece. Nessa perspectiva, portanto, vê-se a necessidade que o Ministério de Educação faça a ampliação do Projeto Reage Rocinha, com a finalidade que ocorra o nivel de criminalidade e o número de evasão escolar. Esse projeto seria instaurado com parceria com algumas instituições privadas, em troca de incentivo fiscal, para ocorrer em vários lugares diferentes como as prisões e as escolas. Com isso a luz da mudança vai entrar na Caverna de Platão, quebrando a enorme bolha social existente.