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Enviada em: 19/07/2019

A democratização do ensino       No Período Colonial, a Igreja detinha o poder de disseminar o conhecimento, e por esse motivo, apenas os mais abastados recebiam educação. De maneira análoga, hodiernamente, o sistema educacional brasileiro conserva um caráter elitista, o que perpetua a desigualdade social e elimina as chances de mudança na sociedade. Diante dessa perspectiva, destaca-se a necessidade de aprimorar a educação no Brasil, visto o poder de transformação da escola, além da adoção de práticas educacionais com uso de internet nos meios acadêmicos.       Nesse contexto, de acordo com a ideologia de Nelson Mandela, verifica-se que a educação é uma das armas mais poderosas que o homem possui para mudar o padrão social em que vive, e logo essa seria a melhor forma de alterar o mundo. Dessa forma, analisa-se o prestígio social dado a alguma pessoa que tenha uma formação acadêmica mais avançada, uma vez que esse fato possibilita melhores cargos no mercado de trabalho, e também traz maior bagagem sociocultural. Por conseguinte, a falha do ensino gera uma série de outras precariedades, e por isso o contexto de toda a população mantém-se o mesmo, o que acarreta na continuidade da desigualdade social.       Além disso, com a globalização ampliou-se o acesso a internet e a novas tecnologias, como computadores, celulares e tablets; o que possibilitou o ensino a distância e até mesmo o aprendizado de conteúdos de maneira mais rápida. Por isso, discute-se em âmbito nacional a utilização do uso desses novos métodos, para dinamizar as aulas e até mesmo ampliar o acesso ao sistema educacional, uma vez que muitas pessoas possuem esses instrumentos em casa. Logo, o uso das novas tecnologias desenvolvidas nos tempos atuais seria um bom aliado no avanço da educação brasileira, e que teria como objetivo revolucionar os meios escolares.       Destarte, medidas públicas são necessárias para gerar o avanço educacional na sociedade brasileira. Portanto, cabe ao Ministério da Educação a reformulação dos meios de ensino, por meio de planejamentos escolares que visem formar um cidadão cada vez mais preparado para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento social, para que assim seja possível aprimorar o nível educacional da população. Ademais, compete ao Ministério da Fazenda a compra de equipamentos tecnológicos para a implementação destes em escolas, por intermédio da destinação de verbas para essas instituições, no intuito de renovar o ensino no país. A partir dessas atitudes, poder-se-á implantar as devidas mudanças educacionais no Brasil, e assim deixar de lado o caráter elitista presente no país desde o Período Colonial.