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Enviada em: 24/08/2019

O filme O Menino que Descobriu o Vento conta a história de um jovem do Malawi que, indignado com a situação precária em que sua vila se encontrava e, apesar da falta de recursos, utiliza seu pouco conhecimento em elétrica adquirido na escola para construir uma turbina de vento e usa a eletricidade para melhorar a vida de todos naquela comunidade. Longe da ficção, a educação se mostra como a ferramenta mais poderosa na transformação de uma sociedade. Nesse sentido, é necessário analisar tal perspectiva, intrinsecamente ligada a aspectos econômicos e ideológicos.      Em primeiro lugar, é imperioso destacar o papel da alfabetização e do trabalho técnico na produção de riqueza. É notório que os países que se encontram no topo das listas de maiores economias também são vistos à frente nos índices que apontam a qualidade da educação. Tal preceito mostra que existe uma tênue relação entre educação e qualidade de vida. Além disso, o nível de instrução dos trabalhadores está estritamente ligado ao grau de formalização de determinada atividade econômica. Isso contribui tanto para a diminuição da exploração no trabalho quanto para a construção de um sistema previdenciário mais justo.     Em segundo plano, é imperativo evidenciar o papel do processo educacional na formação de indivíduos críticos e conscientes do seu papel na sociedade. Paulo Freire, em sua obra A Pedagogia do Oprimido defende a necessidade de uma educação horizontal, onde o aluno tenha um papel mais ativo no processo de aprendizado. Nesse sentido, ele se torna um questionador e não simplesmente alguém que aceita os fatos expostos. Dessa forma, a educação se transforma em um dispositivo de luta contra a manipulação política livrando os indivíduos do comodismo, assim, incentivando a mudança de uma situação social injusta.      Depreende-se, portanto, a necessidade de melhorias no sistema educacional brasileiro. Logo, cabe ao ministério da educação a criação de campanhas publicitárias, veiculadas nas mídias sociais e nos meios de comunicação em massa, com o objetivo de diminuir a evasão escolar entre os jovens e adolescentes e de estimular os adultos a terminarem a formação escolar por meio do ENCCEJA ou EJA. Além disso, através do poder judiciário, faz-se mister a criação de um projeto de lei que vise aumento dos investimentos no ensino superior, com a finalidade de formar profissionais capacitados que mudem a realidade do trabalho no Brasil. Quiçá, assim como o jovem malawiano, por meio da educação, todos sejam capazes de transformar a realidade brasileira.