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Enviada em: 27/08/2019

Conhecimento, informação, ascensão. Entre os desafios que assolam a população brasileira, a ausência de infraestrutura e a falta de vontade populacional figuram como grandes agentes responsáveis pelos problemas que a educação como veículo de mudança na sociedade traz. Por conta desses impasses, a transformação social baseada na instrução ainda é uma realidade distante. Desse modo, é necessário traçar caminhos para combater as questões acerca dessa problematização.        Primeiramente, a ausência de infraestrutura é a principal causa acerca da problemática. De acordo com dados do G1, desde 2017 houve a diminuição de 9,7% da verba destinadas à área educacional. Diante da atual conjuntura educacional e empregatícia, que trouxeram consigo como pré-requisito mínimo uma boa base educacional, esse processo de cortes mostra-se muito prejudicial, uma vez que o indivíduo que não usufruiu da educação de qualidade, será segregado da sociedade e de suas constantes metamorfoses, assim a mudança social desejada por grande parte da população, ainda apresenta-se como inalcançável e restrita a uma pequena parcela social. Logo, é essencial resolver esse impasse.       Ademais, a falta de vontade populacional corrobora com a problemática. De acordo com o sociólogo Adam Smith, o conhecimento adequado propicia elevada conversão social. Nesse aspecto, entretanto, a realidade da sociedade brasileira evidencia o contrário uma vez que o interesse pelo conhecimento ainda é deficiente, sendo assim, o objetivo de mudança desejado, infelizmente, ainda está longe de concretizar-se.       Diante dos argumento supracitados, infere-se que é dever do Poder Público garantir que o preparo educacional traga mudanças sociais por meio da criação de políticas públicas que destinem mais verbas para a criação de novos centros educacionais, manutenção das escolas e universidades públicas além de campanhas publicitárias voltadas a todos os públicos com ênfase na importância do aprendizado para a vida a fim de criar uma sociedade íntegra de acordo com os preceitos de Adam Smith.