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Enviada em: 08/05/2017

No Brasil do século XXI , entre os diversos problemas existentes , a deficiência no sistema educacional emerge como um grave impasse social . Tal situação ocorre, primordialmente, pela despreocupação e o descaso por parte do Governo , bem como pela ausência da família no processo educacional dos filhos .         A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados. ademais, o sistema atual ainda estabelece limitações na educação , pois falta merenda nas escolas ,transporte para os alunos, material de estudo, capacitação dos professores, investimento de qualidade . Diante disso, não existe possibilidades da educação vigente mudar a sociedade .       Somado a isso ,a participação de boa parte das famílias na educação tem dos filhos tem enfraquecido. Inclusive , Segundo dados do IBGE , 20% dos filhos abandonam os estudos aos 14 anos . Nesse tocante , Paulo Freire disse : ''Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda '' . Assim sendo , a participação familiar é a base para solidificar a continuidade da educação brasileira .         Percebe-se , destarte , antes da educação tentar mudar a sociedade , ela precisa ser restaurada . Para isso , a Receita Federal em parceria com o Ministério da Educação, deve investir maior parte dos impostos arrecadados em reforma das escolas, compra de material e aperfeiçoamento do ensino . Além disso , é preciso criar reuniões pedagógicas com maior frequência , aumentando a participação familiar na educação dos filhos .Desta forma , a educação mostrará seus efeitos positivos produzindo transformação social em médio prazo .