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Enviada em: 27/09/2017

Educação para todos       Muito se tem discutido acerca do direito à educação pública de qualidade no Brasil. Esta, por sua vez, enfrenta dificuldades devido ao baixo investimento dos governos estaduais e à ausência de escolas públicas em lugares afastados do centro urbano. Vale ressaltar que a falta de infraestrutura também influencia na aprendizagem de crianças e adolescentes. Dessa maneira, cabe a sociedade exigir o cumprimento do seu direito fundamental, que é a educação.           A educação de uma pessoa é feita não só nas escolas, mas também em situações de lazer, como na prática de esportes e na visitação de locais informativos. Porém, em detrimento da situação socioeconômica do país, muitas famílias sequer levam seus filhos ao colégio, para evitar gastos com os meios de transporte. Tal dificuldade de acesso junto à superlotação das escolas, comprometem o futuro de um indivíduo.      A partir da criação do Bolsa Família, mais crianças passaram a frequentar colégios. No entanto, a qualidade de ensino não foi aprimorada e a precariedade na infraestrutura tornou-se evidente. Nesse contexto, segundo o filósofo Émile Durkheim, para conquistar a harmonia social, a coletividade deve se sobrepor ao individualismo, ou seja, os alunos e os professores têm de estar interessados a transformar o local de estudo e de trabalho, respectivamente, em um ambiente de qualidade para todos.         A educação pública é um direito conquistado pela população e é um dever do Estado garanti-la. Nesse sentido, de acordo com o educador Paulo Freire, a educação é o mecanismo que leva à transformação da sociedade. Portanto, cabe às mídias, através da publicidade, divulgar projetos educacionais para estimular o acesso às escolas. É importante também a criação de escolas no interior das cidades, além do investimento na infraestrutura pelo Ministério da Educação, para assegurar a qualidade de ensino. Dessa forma, o direito à educação será ampliado em todo o país.